sexta-feira, 5 de junho de 2015

Aprecie o lado positivo das pessoas



           Contam que uma vez, numa carpintaria realizou-se houve uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas, para acertar suas diferenças
.
         O martelo assumiu a presidência, mas os participantes não permitiram, dizendo que ele teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e, além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

         Diante do ataque, o parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Reclamava que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

         A lixa acatou a decisão, mas sugeriu que teriam que expulsar   o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

         Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

         Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não vamos nos fixar em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”

         Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes que ela possui, florescem as melhores conquistas humanas.

         É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades.... isso é para os sábios.

         Seja um deles.

Nenhum comentário: