domingo, 7 de junho de 2015

Deixe sua vaquinha ir para o Brejo


         Um sábio passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou um sítio de aparência pobre. Resolveu fazer ali uma breve visita... Aproximando-se constatou a pobreza do lugar: nenhum calçamento, casa de madeira. Os moradores eram um casal e três filhos, todos usando roupas rasgadas e pés no chão. Dirigiu-se então ao pai daquela família e perguntou:

       - Neste lugar não há nem sinal de ponto de comércio e de trabalho...Como é que  o senhor e  sua família sobrevivem aqui ?

         - Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios. Também produzimos queijo, coalhadas... e assim, vamos sobrevivendo – respondeu.

         O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e foi embora. No meio do caminho, voltou –se para o seu discípulo e ordenou:

         - Pegue a vaquinha e Jogue-a no precipício.

         O jovem arregalou os olhos espantando e disse:

         - Mas, mestre, é o único meio de subsistência da família.

         Como percebeu o silêncio do seu mestre, foi e cumpriu a ordem:  empurrou a vaquinha morro abaixo e ela morreu.

         Aquela cena ficou marcada na memória do jovem durante alguns anos. Até que um belo dia ele voltou ao lugar com a intenção de contar tudo àquela família, pedir perdão e oferecer-lhe ajuda. Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou angustiado, pensando que aquela família tivera que vender o sítio para sobreviver.

         Apressando o passo, foi logo recebido por um caseiro. Tendo-lhe perguntado sobre a família que ali havia morado alguns anos atrás, soube que ainda era a mesma e continuava ali. Espantado, entrou ansioso na casa e constatou que realmente era  a mesma fam´lia que visitara anteriormente. Elogiou o local e perguntou ao senhor , dono da vaquinha, o que havia acontecido, como ele havia melhorado o sítio e prosperado tanto.  E o senhor respondeu:
         - Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que arrumar outros meios de sobrevivência. Fo quando descobrimos habilidades e talentos que nem sabíamos que tínhamos.... Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos testemunham agora.

         Muitas vezes, apegamo-nos a alguma situação para servir de álibi e desculpa para não assumirmos a direção de nossa vida, a responsabilidade de nossa felicidade. Conservamos aquilo como  um bichinho de estimação e, sem percebermos, limitamos a nossa vida.

         E você...já descobriu qual é o bichinho de estimação que está impedindo seu crescimento?


Nenhum comentário: