quarta-feira, 3 de junho de 2015

Grave Na Sua Memória Coisas Boas



              Dois amigos, Cléber e Rafael, viajavam pelas longas estradas que recortam as montanhas da Pérsia. Eram nobres e ricos faziam-se acompanhar por servos e ajudantes.

            Chegaram, certa manhã, às margens de um grande rio. Era preciso atravessá-Io, porém havia forte correnteza. Ao saltar de uma pedra, Cléber foi infeliz e caiu na correnteza. Já estava sendo arrastado por ela, quando Rafael pulou nas águas e, arriscando a própria vida, salvou-o. Cléber então pediu a um de seus empregados que escrevesse na pedra a seguinte legenda: "Neste lugar, com risco da própria vida, Rafael salvou heroicamente seu amigo Cléber." Feito isso, prosseguiram com suas caravanas.

            Cinco meses depois, em viagem de regresso, encontraram-se os dois amigos naquele mesmo local. Como estavam cansados, resolveram repousar à sombra da pedra onde se encontrava a legenda recordando o ato heróico de Rafael. Sentados na areia, puseram-se a conversar. Eis que, por motivo banal, surgiu um desentendimento entre os dois amigos, que acabaram discutindo. Exaltado, Rafael esbofeteou brutalmente o amigo. Cléber não revidou a ofensa. Levantou-se e escreveu na areia a seguinte legenda: "Neste lugar, por motivo fútil, Rafael ofendeu gravemente seu amigo

            Cléber não revidou a ofensa. Levantou-se e escreveu na areia a seguinte legenda: "Neste lugar,  por motivo fútil, Rafael ofendeu gravemente seu amigo Cleber ."

            Surpreendido com o estranho procedimento, um dos ajudantes de Cléber observou:

            - Senhor, da primeira vez, quando Rafael o salvou, o senhor mandou gravar na pedra a sua atitude, ficando ali registrada para sempre. Agora, quando ele acaba de ofendê-lo tão gravemente, escreve na areia! Antes do cair da tarde, as ondas das águas já terão apagado a ofensa que seu amigo lhe fez! Por que isso, senhor?

            - A razão é simples - respondeu Cléber. - O benefício que recebi de Rafael, permanecerá para sempre em meu coração. Mas a ofensa ... essa eu quero que desapareça, que se apague o mais depressa possível da minha memória...

            No seu relacionamento com as pessoas, o que você considera mais: os benefícios ou as decepções que elas lhe causam? 

            Lembre-se: procure gravar em, seu coração todo beneficio que receber e apagar o quanto antes de sua memória as injustiças e as ofensas.


Nenhum comentário: