quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

AS MULHERES SÃO VERDES...



(Silvia Schimdt)

Conversando com um velho homem, um jovem desabafou:

- Há tanto tempo venho querendo conhecer uma garota e hoje, conseguindo falar-lhe por telefone, fiquei decepcionado.
- Mas por quê? Indagou o velho homem.

- Eu lhe perguntei timidamente como ela era e ela, rindo, respondeu: sou verde.
- E por que a resposta o chocou?

- Ora, amigo, ela estava debochando de mim!

Ouvindo isso, o velho homem pôs-se a falar:
- Meu jovem, você não entendeu que ela estava se comparando a uma árvore.

- Árvore? Como assim?!?

- Menino, as mulheres são como as árvores:
- Elas fincam raízes no solo dos nossos corações;
- Têm paciência e capricho com o próprio crescimento;
- Seus braços são poderosos e, ao abraçá-las, nossos espíritos recebem renovadas energias;

- Elas amam e cuidam dos seus frutos, mesmo sabendo que um dia o mundo os levará para longe delas.
- Outras - aquelas que não dão frutos - oferecem sua sombra àqueles que necessitam de descanso;

- Quando açoitadas por fortes ventos da vida, elas emanam o perfume da força e da fé, acalmando-nos, por mais assustadora que seja a noite;
- Sua seiva são as lágrimas de dor ou de alegria quando em presença do machado ofensor ou do regador daqueles que as amam;

- Seus corações vão alto o suficiente para escutarem mais de perto os recados do céu;
- Elas reverdecem as florestas dos homens, as ruas das cidades, as avenidas, os acostamentos de estradas e as beiras de rios;

- Elas entendem o canto dos passarinhos e, mais do
que ninguém, elas valorizam e protegem seus ninhos;
- Suportam melhor a solidão e as vicissitudes que a Vida às vezes nos impõe;

- No mundo, elas nascem em maior número para que o verde da esperança jamais empalideça.
- Meu menino, todas as mulheres são árvores, todas as mulheres são verdes."

Ao final desse relato, refletiu o rapaz:
- Eu tenho um triste jardim no peito: nele está faltando uma árvore.

E correu para o telefone mais próximo...


Um comentário:

Ocenilda disse...

Querida amiga Van,
Estava preocupada com você porque desde o domigo que nao tinha visto a atualizaçao no seu blog. Tem trabalhado demais, nao é,amiga? Mas isso nao a impede de escolher textos tao bonitos e profundos como este de comparar as mulheres às arvores, porque as primeiras fincam raizes da mesma forma que as segundas. E você, amiga querida, e toda a sua familia, fincou uma arvore no meu coraçao.
Um grande beijo com a minha eterna amizade.

Ocenilda