domingo, 3 de fevereiro de 2008

OS ESTATUTOS DO HOMEM




THIAGO DE MELO
(Ato Institucional Permanente)
A Carlos Heitor Cony

Art.I Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida, e que,de mãos dadas, trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Art. II Fica decretado que todos, os dias da semana inclusive as terças-feiras mais cinzentas têm direito a converter-se em manhãs de domingos.

Art.III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra. E que as janelas devem permanecer abertas para o verde onde cresce a esperança.

Art. IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem.Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar. Como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo Único
O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Art. V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio. Nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo, porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Art VI Fica estabelecida, durante os séculos da vida, a prática sonhada pelo profeta Isaías. E o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo da aurora.

Art. VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Art.VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama sabendo que é a água que dá a planta o milagre da flor.

Art IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Art. X Fica permitido a qualquer pessoa a qualquer hora da vida, o uso do traje branco.

Art. XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Art XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela

Parágrafo Unico
Só uma coisa fica proibida, amar sem amor.

Art. XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs de sol vindouras. Expulsos do grande baú do medo, o dinheiro, se transformará em uma espada fraternal para, defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e sua morada será sempre O coração do homem


2 comentários:

Vitor Reis disse...

convido vc a visit o projeto intermídias 100 ViAGENS no OLHAR
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39749133 - Projeto de pesquisa e inclusão fotocaligráfico construído com participação de mais de 1,8mil pessoas em fotos ou msgens livres caligrafadas durante pesquisa de campo, sem censuras e preconceitos... 1.222 páginas online, mais de 3,9mil fotos - pesquisa, pintura, poesia, reflexões e coments c/cit. bíblicas...Também é intervencionista pela internet - deixando-se recados ou comentários q. são add em novas páginas;(DEIXE SEU "RECADO PRO MUNDO") -
http://fotolog.terra.com.br/viagensnoolhar - http://100viagensnoolhar.blog.terra.com.br - http://fotos.terra.com.br/album.cgi/1134033 - álbum de fotos ( link principal ) Total de acessos
70.777 em 23/01/08, início da publicação em 15/04/2006
http://www.youtube.com/vitorreisdosul - clips das parábolas

***se achar legal e divulgar links, tb. agradeço a vc;

paz, amor e luz,
seu irmãozinho,
vi†or reis

Ocenilda disse...

Amiga,

Esse belo Estatuto deveria ser lido e praticado pelos "mercenarios" la do "5 Estrelas" onde estava o Jânio, principalmente na parte relativa ao uso e à importância do dinheiro.
Acho que serviria para que eles meditassem e, quem sabe, se lhes restasse um bocadinho de inteligência, lembrassem do juramento que fazem no dia da colaçao de grau, ou seja, o de cuidar de uma vida pela importância maior do ser humano e nao pela grossura ou nao da carteira que tem.
Beijos no seu coraçao.
Bom domingo.
Ocenilda